Laboratório da Saúde
Desenvolvendo técnicas para deixar você ainda melhor

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O QUE É O MÉTODO PILATES:
O Laboratório da Saúde, sob a coordenação técnica do Professor de Educação Física e Pós-graduado em Ciência do Treinamento Desportivo, José Cleber de Oliveira Souza, oferece agora uma nova técnica que vem revolucionando, o conceito de se exercitar: PILATES.
Este método consiste numa técnica de exercícios físicos, criada em 1923 pelo alemão Joseph Pilates, destinado à pessoas de todas as idades e formações.
Atualmente, o método Pilates é conhecido e ministrado na Europa e nos EUA, com uma enorme popularidade. No Brasil, chegou há aproximadamente 5 anos e já conta com vários estúdios nas principais capitais o país.

O MÉTODO E SEUS BENEFÍCIOS:
Muitas formas de esportes e exercícios concentram-se nos músculos maiores e mais fortes e, enquanto estes se tornarem ainda mais firmes e volumosos, os músculos menores e mais “fracos” são fortalecidos, enquanto os músculos maiores aumentam seu tônus, favorecendo maior mobilidade as articulações, criando um corpo equilibrado, flexível e integrado. Localizar esses pequenos músculos e aprender como exercitá-los, exige um bom grau de concentração e precisão – e por essa razão a técnica Pilates é comumente chamada de “exercício pensante”.
A concentração é um dos seis princípios básicos da técnica Pilates – através dela é possível estabelecer a sintonia entre mente e corpo. Os outros princípios básicos são respiração, controle, centramento, fluxo do movimento e precisão. Como os exercícios são muito seguros, o que faz a técnica ser perfeita para todos os tipos de pessoas, a partir de 14 anos, entre atletas, obesos e idosos acima de 70 anos.
No Laboratório da Saúde, os benefícios dos exercícios de alongamento e força muscular são alcançados mais rapidamente trabalhando-se com equipamentos especialmente projetados, Joseph Pilates para implementar sua técnica. O método obedece a uma seqüência de módulos que se divide em: Básico, Intermediário e Avançado. Os equipamentos são usados em todos os módulos, com variações nos ângulos, na carga e a freqüência dos movimentos. Os exercícios devem ser feitos suavemente com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente. Para isso, um mesmo movimento não é repetido mais do que 10 vezes.


Joseph Pilates criou mais de 500 exercícios diferenciados que em comum fortalecem e alongam toda musculatura do corpo, melhoram a flexibilidade e a coordenação e proporcionam relaxamento, muita conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura.


A principio pode parecer que pouca coisa está acontecendo, principalmente se a pessoa estiver acostumada a aulas de aeróbica ou musculação, nas quais são utilizadas grandes cargas. Entretanto, para ser capaz de usar corretamente seu corpo, o indivíduo precisa ter consciência dele como uma entidade integrada. Através do Pilates o aluno finalmente vai conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo. À medida que descobre como usá-lo corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada.
A prática freqüente da técnica de Pilates traz os seguintes benefícios:

• Fortalece o corpo, especialmente a musculatura abdominal;
• Alonga e dá flexibilidade;
• Desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação;
• Ajuda a descomprimir lesões na coluna;
• Prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação;
• Deixa as articulações mais móveis;
• Desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região;
• Eleva a capacidade de contração muscular;
• Aumenta a densidade óssea;
• Melhora a postura e induz a combater o estresse;
• Diminui a tensão e fadiga;
• Relaxa e ajuda a combater o estresse;
• Aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular;
• Desperta, revitaliza e dá sensação de leveza;
• Otimiza o desempenho de atletas;
• Diminui o percentual de gordura corporal;
• Estimula a circulação;
• Diminui a tensão pré-mestrual;
• Auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, ombros e panturrilhas, acidentes automobilísticos, reumatismo, poliomielites, pós-cirurgias, pré e pós-parto.


A única contra-indicação do método é para casos de lesões no sistema músculo-esquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento.
O resultado após cada aula é uma agradável sensação de bem-estar, auto-estima e revigoração, onde cada músculo foi alongado, tonificado e massageado.

QUEM FOI JOSEPH PILATES?
Joseph H. Pilates nasceu em 1880, perto de Dusseldorf, Alemanha. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática, propôs superar suas limitações. em sua adolescência foi ginasta, esquiador e mergulhador; sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento como: yoga, zen, técnicas gregas e romanas. Preparou-se em anatomia, fisiologia e conhecimentos da medicina oriental.
Em 1912, aos 32 anos, viaja para Inglaterra onde se tornou boxeador. Nesta época, se deflagrou a Primeira Guerra Mundial; ele e outros alemães foram detidos por um ano em Lancaster. Durante este período ele aplicou seu método de ginástica aos outros internos que desenvolveram sua musculatura e se tornaram mais fortes do que antes de serem presos. Além disso, não foram contaminados pela epidemia de Influenza (gripe) que matou milhares de pessoas. Ainda durante a Guerra, encontrou pessoas incapacitadas e enfermas por causa dos combates, iniciando o desenvolvimento de máquinas que ajudaram na reabilitação destas. Essas máquinas foram os protótipos dos equipamentos usados até hoje, como: Reformer, Cadilac, Chair, Barrel e diferentes acessórios.
Após a Guerra, Joseph, retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento na polícia da cidade de Flamberg. Durante este período ele conheceu Rudolf Von Laban, seu primeiro contato com o mundo da dança. Laban incorporou parte da técnica de “construção corporal” ( técnica de Joseph H. Pilates), em seu método de ensino.
Em 1925, paralelamente o governo alemão lhe pede que aplique seu treinamento nas forças armadas; vendo o rumo dos acontecimentos, Joseph, imigra para os Estados Unidos, em 1926, aos 46 anos. No barco que o leva à América, conhece Clara que seria sua futura esposa. – “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável”, dizia Clara. Ambos decidiram abrir um estúdio na cidade de Nova Iorque, em um endereço que dividiram com o New York City Ballet, para o ensino dos conhecimentos e técnicas de seu programa de condicionamento físico. A técnica de Joseph H. Pilates tornou-se parte integral do treinamento dos bailarinos, atraindo a atenção dos melhores bailarinos e companhias de dança. Bailarinos lendários como: Martha Graham, George Balenchine, Rut St. Denis e outros praticaram e foram alunos de Joseph.
Joseph H. Pilates viveu até os 87 anos de idade, praticando e ensinando o que ele chamava de técnica da CONTROLOGIA. Isto foi um verdadeiro tributo à efetividade de seu método de treinamento e condicionamento físico e mental. Fiel expoente de seu próprio sistema estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época. O tempo confirmou as verdades de suas afirmações.

EQUIPAMENTOS:
Os exercícios são feitos em aparelhos específicos para a técnica Pilates, que parecem camas de madeira com molas, polias e tiras de couro susbstituindo os pesos, ou no chão, com auxílio de bolas, faixas e pesos aliados ao peso corporal do praticante. Os aparelhos são denominados: Cadilac (ou Trapézio), Reformer, Wunda Chair e Ladder Barrel.

O trabalho de Joseph só começou a ser reconhecido pela medicina depois da sua morte em 1964. Agora já avança com força total pelo mundo sendo utilizado para condicionamento físico, prevenção e pós-reabilitação.

“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito”.
Joseph H. Pilates.

“Vocês se sentindo melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um novo corpo em 30”.
Joseph H. Pilates.

LABORATÓRIO DA SAÚDE
A atmosfera do Laboratório da Saúde é calma e tranqüila, cercado de uma natureza exuberante em um salão amplo com 180 metros quadrados. A música é relaxante, as aulas são ministradas individualmente ou em grupos de até 5 pessoas – um clima que em nada lembra a badalação e os ritmos frenéticos encontrados nas academias de ginástica. Sob a orientação de um professor de educação física e/ou fisioterapeuta, certificados como professores de Pilates.
Somamos a esse trabalho, um piso de tatami de EVA de 15 mm em 25 metros quadrados, para proporcionar aos nossos alunos maior conforto e relaxamento da musculatura na execução dos exercícios de solo; dois espaldares de madeira que oferecem apoio para diversos exercícios; aparelhagens de ergometria, onde esteira, ciclo ergõmetro e step elétrico, proporcionam um trabalho cárdio-respiratório e aumento no gasto calórico.

REGULAMENTO:
1) Ano Letivo: Janeiro a Dezembro.
2) Aulas: As aulas são ministradas individualmente ou em grupos de até 5 pessoas, sob a orientação de um professor de ed. Física e/ou fisioterapeuta, certificado como professor do Método Pilates.
3) Horários: O aluno deverá estabelecer o horários de sua preferência para a prática do método Pilates. Em caso de ausência por mais de 15 dias, o aluno perderá o direito sobre aquele horário.
4) Faltas: É norma do Laboratório da Saúde, que em caso de faltas, o aluno deverá desmarcar a aula com 24 horas de antecedência. Sendo assim, o aluno terá o direito a compensar esta aula perdida escolhendo o horário que preferir, dentre os horários disponíveis na semana. O aluno que por qualquer motivo faltar sem desmarcar previamente, perderá o direito à reposição daquela aula.
5) Avaliação Física: É avaliado o condicionamento físico, perímetros, dobras cutâneas, peso, altura, níveis de flexibilidade articular e possíveis problemas posturais, por controle fotográfico do aluno. A partir desta avaliação física é desenvolvida uma série de exercícios específicos, levando em conta os objetivos de cada aluno, o que faz com que os resultados sejam mais eficazmente. A primeira avaliação é válida por 90 dias e as demais semestrais. Documentos Necessários: 1 foto 3x4 e atestado médico.
6) Mensalidade:
A - mensalidades pagas de Janeiro a Dezembro;
B - vencimento dia 05 do mês;
C - o pagamento deverá ser efetuado na recepção do Laboratório da Saúde até o dia 05, enquanto o sistema de boleta bancária não estiver vigorando. Os títulos vencidos deverão ser pagos com uma multa de 2%.
A partir da implantação da boleta bancária, o aluno deverá efetuar o seu pagamento no Banco. Em caso de cancelamento, o aluno deverá avisar, por escrito, com antecedência de 30 dias.
D - não será permitido a freqüência às aulas do aluno inadimplente.
7) Feriados:
A – não haverá aulas nos feriados. As aulas perdidas devido aos feriados não poderão ser compensadas.
8) Direção: A direção Geral do Laboratório da Saúde está a cargo de Meg Araujo e J. Cleber, que estão a disposição de todos os alunos para maiores esclarecimentos e sugestões.


NORMAS:
1) Vestuário: roupa adequada para a prática de exercícios físicos, de preferência colante ao corpo; pés descalços e cabelos longos deverão estar presos.
2) Vestiário: não é permitido entrar em sala de aula com bolsas, casacos, etc.; não é permitida a circulação com calçados dentro da sala de Pilates.
3) Alimentação: evitar fazer aula em jejum; evitar ingerir alimentos pesados por menos de 2 horas antes da aula; não é permitido comer dentro da sala de aula.
4) Celular: favor desligar o celular antes de começar a aula. Respeite o espaço dos outros alunos, se abstendo de falar ao celular durante a aula de Pilates.
5) Crianças em sala de aula: para os alunos atingirem a concentração necessária para a prática dos exercícios do Método Pilates, não é permitida a permanência de crianças menores de 12 anos dentro da sala de aula.
6) Concentração: A concentração é um dos seis princípios básicos da técnica Pilates- através dela é possível estabelecer a sincronia entre mente e corpo.
A concentração se torna impossível se houver muita conversa entre alunos, principalmente aqueles que são amigos ou parentes. Além disso, o silêncio é sempre muito produtivo para se respirar corretamente.
Por estes motivos, procure sempre falar o mínimo possível, lembrando que os resultados obtidos estão diretamente relacionados aos 6 princípios básicos do Método Pilates:

CONCENTRAÇÂO - RESPIRAÇÂO - CONTROLE – CENTRAMENTO - FLUXO DO MOVIMENTO - PRECISÂO


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